sábado, 21 de outubro de 2017

Atividade 9 - Breakout (MAMI - 2017.2)

A técnica de colisão virtual bouding box é uma das mais simples em termos de execução de código, sendo uma boa escolha na criação de jogos amadores. Ela consiste em comparar a forma do objeto a ser colidido com os eixos de um retângulo imaginário criado a partir das coordenadas cartesianas deste.


Dessa forma, as larguras e alturas dos retângulos não precisam estar necessariamente coincidentes com o objeto a ser colidido. Bastam estar aproximados para a colisão funcionar. No entanto, é preciso ter certeza de estar localizando corretamente as "peças" de colisão.


Apesar disso, é um método que está sujeito a inúmeros bugs, por causa de sua simplicidade. Existiram tentativas, no caso do Breakout criado no Processing, em que quando existia um certo nível de desaceleração na bolinha, esta ficava "presa" nos obstáculos. Eventuais erros podem surgir na colisão dos vértices, por causa de "checagens duplas" deste fenômeno.




Além das propriedades da bolinha e da barra movimentadora, vistos em sala de aula, foi implementado um findador de jogo, que ocorre quando a posição da bolinha for superior à da altura da tela. Os obstáculos foram implementados de acordo com a bounding box. Se a posição X da bola for superior à posição X barra + 10 pixels + largura da barra, e posição Y da bola for maior que a posição Y da barra +10 + altura da barra, o movimento é invertido e decrementado em 0.6 na vertical e na horizontal.

Link do código: https://drive.google.com/open?id=0B3-iqp7LYuNJd3FKQlZldVhnem8
Link do tutorial do Youtube usado: https://www.youtube.com/watch?v=8b_reDI7iPM

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Trabalho de MAMI - Gerador de Arte (Parte 2)

Link do código: https://drive.google.com/open?id=1AUI4WUZtjbgH_A4s6xBvi9jPa_UV_rkT