quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Atividade 1 - Hello World! Processing (MAMI - 2017.2)

O documentário "Hello World! Processing" discerne inicialmente sobre o conceito de Processo e, aos poucos, vai adentrando na filosofia dos desenvolvedores de criar uma aplicação que fosse ao mesmo tempo simples e versátil, e que pudesse ser utilizada principalmente como ferramenta de criação artística e experimental para designers e artistas, por causa de sua alta interatividade visual.

Dentre os exemplos que foram contemplados no site do Processing, escolhi o Interpolate para essa atividade.
É um programa relativamente simples, que consiste em desenhar um círculo no background e este pode ser guiado pelo cursor por intermédio da função lerp(), que calcula uma distância entre dois pontos em determinado incremento (no caso, aqui é a posição da forma desenhada e o cursor) conforme o valor inserido (vai de 0.0 "Fixo na origem" a 1.0 "Fixo no cursor"). Desse modo, essa distância é aplicada na posição atual do círculo, dando a impressão deste seguir o cursor ao movimentar o mouse.

Sabendo disso, modifiquei um pouco o programa, de forma a inserir dois objetos adicionais, que seguem a trajetória do cursor em diferentes velocidades.



Primeiramente eu acrescentei mais 4 variáveis (a, b, c, d), que correspondem, respectivamente, aos valores da função lerp() no quadrado e na estrela.


Na função "void draw()", foi indicado o valor do lerp (3%) para o círculo, que teve sua cor alterada para magenta e o tamanho para 70, 70.


Foi indicado o valor do lerp (5%) para o quadrado e sua cor foi alterada para ciano e tamanho para 70, 70.

Foi indicado o valor do lerp (100%) para a estrela e sua cor foi alterada para amarelo, bem como foram dadas as coordenadas do seu tamanho para ser desenhada pela função "void star". Aqui, a estrela fica exatamente no meio do cursor, porque o lerp foi configurado como "1.0".


Peguei a função "void star" em um dos exemplos expostos no site do Processing (Star), que basicamente passa as instruções matemáticas para a criação da estrela.


Uma das ideias que achei interessante no documentário foi a da importância do compartilhamento e abertura do código de alguns projetos, pois contribui enormemente para o enriquecimento, desenvolvimento e reinvenção de novas ferramentas e tecnologias. No caso dessa atividade, mesmo que simples, foram usadas dois códigos para a criação de algo novo.


Trabalho de MAMI - Gerador de Arte (Parte 2)

Link do código: https://drive.google.com/open?id=1AUI4WUZtjbgH_A4s6xBvi9jPa_UV_rkT